domingo, 17 de outubro de 2021

Cardeal Burke voltou a celebrar a Santa Missa e exorta a oração diária do Terço

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Com sincera gratidão a todos aqueles que rezaram pela minha recuperação, escrevo para informar que, desde a minha carta anterior, a fisioterapia tem ajudado de tal forma a minha reabilitação que agora já posso oferecer diariamente a Santa Missa. Não há palavras que possam expressar adequadamente a minha alegria por este dom da graça de Deus na minha vida. Como sacerdote, bispo e cardeal, o regresso à oferta quotidiana da Santa Missa, principal actividade quotidiana de cada sacerdote, une-me plenamente a vós no nosso vínculo espiritual de membros do Corpo Místico de Cristo (cf. Jo 15 , 5-8; Ef 4, 4-13). 

A minha recuperação continua sendo um processo intensivo. A Providência Divina determinará o tempo de retorno às minhas atividades pastorais habituais. Enquanto isso, por favor, ajudem-me a preparar, da melhor maneira possível, para esse momento, por meio das vossas orações.

Esta carta, no entanto, não tem como objetivo principal ser uma atualização sobre o meu estado de saúde. É, antes, um instrumento da caridade pastoral que é a graça distintiva do sacerdócio e do episcopado, oferecendo uma direcção sólida e um encorajamento aos fiéis. Em particular, escrevo para encorajar a recitação diária da poderosa oração do Santo Rosário.

Embora a festa ou memória de Nossa Senhora do Rosário seja celebrada no dia 7 de Outubro, todo o mês de Outubro é dedicado a promover esta tão valiosa devoção a Maria, que Ela mesma nos deu. Ao escrever sobre a oração diária do Santo Rosário, sublinho três considerações importantes.

Em primeiro lugar, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima exorta-nos a honrá-la rezando o Rosário todos os dias. Em segundo lugar, quando Nossa Senhora concluiu as suas aparições em Fátima, a 13 de Outubro de 1917, Nosso Senhor concedeu uma confirmação notável das aparições através do Milagre do Sol. Terceiro, ao pedir-nos que rezemos diariamente o Rosário, Nossa Senhora indicou uma intenção específica: a paz. O Papa São João Paulo II, ecoando as mensagens de Nossa Senhora para nós em Fátima, explicou que “o Rosário é por natureza uma oração pela paz” (Rosarium Virginis Mariae, 40).

A paz pela qual rezamos, enquanto recitamos a oração do Rosário, não é uma paz concedida por este mundo (cf. Jo 14, 27), mas sim a paz obtida para nós pelo sangue da Cruz de Jesus Cristo (cf. Jo 14, 27). Col 1, 20). Recordemos que Nossa Senhora do Rosário recebeu pela primeira vez o título de Nossa Senhora da Vitória pelo Papa São Pio V, para homenagear a vitória da paz, que foi conquistada, por sua intercessão e especialmente pela oração do Santo Rosário, na Batalha de Lepanto, a 7 de Outubro de 1571. Mudando o título de Nossa Senhora da Vitória para Nossa Senhora do Rosário, o Papa Gregório XIII sublinhou o poderoso instrumento para alcançar a vitória da paz, a saber, a oração do Santo Rosário.

A vitória da paz é, em última análise, a vitória sobre Satanás que, desde o pecado dos nossos primeiros pais, nunca cessa de nos tentar a cometer pecado. É a vitória operada por Deus-Pai por meio da Encarnação Redentora de Seu Filho unigénito. A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, é o instrumento privilegiado através do qual Deus-Pai enviou Deus-Filho ao mundo para conquistar para nós a vitória. Ela é a mulher cujo Filho esmaga a cabeça da serpente, Satanás, como Deus Pai prometeu depois do pecado de Adão e Eva (cf. Gn 3,15). Ela continua a ser o canal pelo qual a graça de Cristo vence sobre o pecado na nossa vida diária.

Rezando o Rosário todos os dias, aproximamo-nos da Mãe do Salvador, que nos ensina, como ensinou aos despenseiros das bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele [Jesus] vos disser” (Jo 2,5). Aquela que Nosso Salvador nos deu como Mãe - a Mãe da Divina Graça - ajuda-nos a permanecer fielmente, com Ela, sob a Cruz de Nosso Senhor, unido ao Imaculado Coração no glorioso Coração trespassado de Jesus (cf . Jo 19, 25-27). Com Ela, partilhamos o Triunfo da Cruz.

A vitória da paz, procurada através do Coração Imaculado de Maria com a oração do Santo Rosário e alcançada no Sagrado Coração de Jesus, supera a confusão, o erro e a divisão, todas as obras do Maligno, que tão ferozmente atacam hoje o mundo e a Igreja. Por isso, exorto-vos hoje, se ainda não o fazeis, a rezar o Santo Rosário, pedindo a intercessão da Mãe de Deus pela vitória da paz, paz na vossa alma, paz no mundo, paz no Igreja. Deixo-vos com as palavras do Papa São João Paulo II, cujo ministério papal foi tão fortemente marcado pela devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria: “Rezemos o Rosário, se possível todos os dias, quer sozinhos, quer em comunidade. O Rosário é uma oração simples, mas profunda e muito eficaz, inclusive para pedir favores às famílias, às comunidades e ao mundo.” (Regina Caeli, 28 de Abril de 2002)

Implorando a Nosso Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, para vos abençoar e às vossas casas, vossas famílias e todos os vossos trabalhos, eu permaneço
Atenciosamente no Sagrado Coração de Jesus
Imaculado Coração de Maria,
e no mais puro coração de São José,
Raymond Leo Cardeal BURKE


blogger

Sem comentários: